Consultoria Contábil e Tributária

A contabilidade tem obtido especial atenção nos últimos anos, especialmente com a adoção do padrão contábil internacional para as empresas brasileiras (Lei n° 11.638/2008), e os seus efeitos no campo da tributação, o que foi tratado na Lei n° 12.973/2014.

Além disso, com a adoção da Escrituração Contábil Digital (ECD), o livro diário não mais é escriturado e impresso fisicamente, mas transmitido pela Internet diretamente para os órgãos fiscalizadores através do SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital.

O mesmo procedimento ocorre com os livros fiscais. De igual sorte, as informações constantes nas notas fiscais das empresas também devem ser extraídas por sistemas contábeis e enviadas para o fisco através do SPED.

Nesse mesmo sentido, gestão tributária ideal é a que busca, em primeiro lugar, o pagamento correto dos tributos evitando a imposição de multas e acréscimos, os quais não só aumentam o custo, como surgem de forma inesperada comprometendo o fluxo de caixa.

Cabe ainda ao Planejamento tributário encontrar a forma menos gravosa de cumprir as obrigações fiscais. Trata-se de atividade na qual a legislação é analisada em consonância com as atividades da empresa, visando pagar o mínimo possível de tributos dentro do que permite a lei. Atualize seu departamento Contábil, entre em contato e solicite uma avaliação sem compromisso.


Comentários no Facebook